Marcar consulta
Ilustração de uma pessoa com trombose na perna, em uma viagem de avião.

Trombose Venosa Profunda

O que é, e por que ocorre?

Você já imaginou que o tempo todo que estamos vivos o nosso coração fica bombeando sangue por todo nosso corpo sem parar? E apesar de o sangue ser líquido, quando temos algum corte ele rapidamente coagula e paramos de sangrar? O processo de coagulação é exatamente complexo, e em condições específicas, pode ocorrer dentro do nosso próprio corpo, mais precisamente nos vasos sanguíneos. À essa coagulação intravascular damos o nome de trombose, e quando ocorre em veia subfascial (abaixo do compartimento muscular) chamamos de trombose venosa profunda.

As consequências clínicas estão ligadas a interrupção do fluxo habitual do sangue no local acometido. Ou seja, se ocorre uma trombose na perna, o sangue que antes necessitava dessa via para manter o “tráfego” normal passa a ter um “engarrafamento”, originando o inchaço (edema), vermelhidão (hiperemia) e dor.

Muitas situações no nosso dia a dia podem favorecer o surgimento de uma trombose venosa profunda, dentre elas:

  • pouco movimento, pessoas acometidas por AVC acamadas, ou recém operadas do joelho ou do quadril;
  • uso de medicamentos hormonais (como os anticoncepcionais, os corticoides e quimioterápicos);
  • obesidade;
  • períodos longos na posição sentada em locais restritos e pouca hidratação, como o que ocorre nas viagens de avião muito longas.

A prevenção tem papel fundamental, principalmente nos pacientes internados, já que a doença não se restringe apenas ao local em que houve a trombose. Importante destacar que, se não detectada a tempo, o trombo pode migrar e se alojar nas artérias pulmonares ocasionando uma embolia pulmonar, doença potencialmente fatal.

Quais são as opções e tratamentos disponíveis?

O tratamento inclui uso de medicações anticoagulantes, medidas preventivas de nova trombose, atenção e controle de fatores de risco, e em alguns casos a cirurgia pode ser indicada. É fundamental que os pacientes tenham acompanhamento de um médico vascular, pois ele é o profissional mais adequado para dar o suporte necessário.

Para um melhor diagnóstico e mais informações sobre o seu caso, é fundamental uma consulta presencial. Marque sua consulta.
Para um melhor diagnóstico e mais informações sobre o seu caso, é fundamental uma consulta presencial. Marque sua consulta.
Marcar consulta